sexta-feira, 8 de abril de 2011

Por que ficamos depressivos?


"Sabeis por que uma vaga tristeza se apodera por vezes dos vossos corações e voz faz achar a vida tão amarga? É o vosso espírito que aspira a felicidade e à liberdade e que, preso ao corpo que lhe serve de prisão, se extenua em vãos esforços para dele sair. Mas, vendo que são inúteis, cai no desencorajamento, e o corpo, suportando sua influência, a languidez, o abatimento e uma espécie de apatia se apodera de vós, e vos achais infelizes."

(Allan Kardec - Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. V)

Mas, por que não falar de coisas alegres?

Porque as pessoas que se sentem tristes precisam saber que não estão sozinhas e principalmente que é possível deixar de ser triste.

A doença Depressão, que para muitos ainda é besteira, balela, bobagem, coisa de quem não tem o que fazer, está cada dia mais presente na vida das pessoas das mais diversas classes sociais e em muitos casos pode desencadear uma série de doenças inclusive a tendência suicida.

No Brasil em 2010, morreram em média 24 pessoas por dia, vítimas de suicídio, sem contar aquelas que atentaram contra sua própria vida, mas que não tiveram êxito, número este que segundo a OMS ultrapassa vinte vezes o número de óbitos.

Estamos sempre ocupados demais para conversar com nossos amigos, nossos filhos, com aquelas pessoas que nos procuram querendo desabafar. Não gostamos de ouvir o outro, de ouvir os problemas dos outros e por conta disso quantas pessoas sucumbem ao desespero de não ter um ouvido, um abraço, um gesto de consideração que não os façam desistir da vida, quantas pessoas não se afogam ainda mais na tristeza por meios das drogas, da ilusão da alegria fácil, do êxtase que só lhes amplia o vazio emocional.

É preciso que saibamos que a felicidade não está fora de nós, nem ligada a coisas e pessoas, a felicidade é nossa forma de olhar a vida. Por este motivo é que muita gente é alegre mesmo morando num lixão e muito mais gente é triste vivendo na ostentação da riqueza material Tantas miudezas com as quais perdemos parte da nossa vida, almejando coisas que além de não nos trazerem alegrias, criam ciclos viciosos que nos induzem a querer sempre mais...

Mas para todos chega o hora de tomar uma decisão:"Eu não quero mais isso para minha vida".

E quando este momento chega, não pensemos que as coisas tornam-se mais fáceis, pelo contrário, volta e meia a tristeza aparece e a grande verdade é que, sim precisamos de outras pessoas, mas só nós mesmos somos capazes de nos levantar.

Um comentário:

  1. Realmente cada palavra e verdadeira aos olhos de quem sabe o k significa e sente porque infelizmente aos olhos de muita gente ainda n olham isso como um problema e aceditem e muito dificil levanyar se sozinho e a verdade e podemos andar anos esperando esse abraco alguem com kem desabafar e nunca encontrar e cada dia e pior

    ResponderExcluir

Comentar é irresistível...