Quem eu sou


Nasci na tarde do dia 24 de janeiro de 1983, as margens do rio Aranaizinho, Breves, Pará, Brasil. História longa, da qual basta dizer que aprendi a gostar de livros, a princípio - não de ler mas de livros - por culpa do meu pai. Cresci vendo-o ler todos os dias o mesmo livro, no mesmo horário e - tinha a impressão - a mesma página, pois na minha tenra idade achava que todas as páginas eram iguais. O livro era bonito, verde da cor da bandeira do nacional, tinha um arco-íres desenhado e abaixo estava escrito - mas isto eu só fui saber depois dos seis anos quando aprendi a ler - "Nova Era". Um livro religioso, suponho hoje sem certeza.
Achava lindo meu pai sentado no chão com seu livro sobre o joelho. Nestas circunstâncias, em geral, eu me enfiava entre as penas dele e ficava lá, fingindo que estava lendo.
Outro fato a dizer é que minha tia, que era também minha professora, tinha uma estante cheia de livros e devido a minha paixão por eles, era bem comum que eu ficasse diante do móvel olhando aquela cena bonita que eram os volumes de várias cores. Um dia - isso também depois que aprendi a ler - ela me perguntou se eu queria levar algum. Óbvio que eu não disse que sim (verbalmente), eu balancei a cabeça convulsiva e afirmativamente alegre, então, ela me entregou um exemplar cor de salmão cozido com bastantes miniaturas de pessoas de todas as idades, numa espécie de festa de São João. O título dele era "Cantiga de Roda" e a primeira página dizia mais ou menos assim: "Batatinha quando nasce esparrama pelo chão, o amor que tu me deste era pouco e se acabou" (risos), tudo bem, não era bem isso que dizia, eu inventei agora, mas este versos estavam lá, com certeza, em alguma página.
Outro dia eu pensei por que cargas d'água uma cabocla ribeirinha - de súbito - aos doze, treze anos começa a escrever e a gostar tanto de ler (ainda gosto de livro - olhar, pegar, cheirar), a resposta é esta pequena história real, florida (a bem da verdade), mas real.
Meu nome é Janete Lacerda, queria poder um dia merecer o título de poeta, escritora ou algo assim, mas enquanto esse dia não chega, vou escrevendo por aqui porque escrever - para mim - é irresistível.

4 comentários:

  1. Ual! Q legal.
    Parabens janete.

    ResponderExcluir
  2. Otimo adorei,continue assim determinada,pois um dia vc vai conseguir aquilo que deseja.Parabens!!!

    ResponderExcluir
  3. É por isso que os seus comentários no blog dos concurseiros são muito bons. Claros e precisos.

    ResponderExcluir

Comentar é irresistível...